quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Levava Montenegro em seu coração


Uma triste notícia, no dia de hoje, faleceu uma das maiores ativistas da cultura e da educação de nossa cidade, Maria Eunice Müller Kautzmann.

Nascida na cidade de Taquara em 1924, veio a Montenegro para liderar, ensinar, fazer história. Foi professora, escritora, poetisa, cronista, oradora, pesquisadora de história, genealogistas, teatróloga, ensaísta e integrante de diversas academias literárias. Se Montenegro tem o Título de Cidade das Artes, Maria Eunice deve ter como titulo, a ‘Mulher da Escrita’.


Muito ela fez por esta cidade, foi fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE de Montenegro, fundadora da entidade de Filantropia, Cultura e Arte-EFICA, fundadora do Museu Histórico e Geográfico de Montenegro e fundadora da Associação Montenegrina de Letras-AMES. Também realizou um trabalho histórico que deu origem a três volumes do livro Montenegro, Ontem e Hoje.

Escreveu diversos livros e participou de diversas antologias, tais como: Água (1978);  Cavaquinho (1969); Espirais (1969); Raízes: Müller, Huyer, Hampe, Fischer (1998); Montenegro de ontem e hoje 1 volume (org.) (1979);  Montenegro de ontem e hoje 3 volume (org.) (1983);  Montenegro de ontem e hoje 1 volume (org.) (1979);   Ajebianas no vôo da Palavra; Palavras (1996)  AJEB; Palavras (1999);  AJEB; Palavras (2000);  AJEB; Palavras (2003);  AJEB; Palavras (2004) – AJEB
 Ocupou a cadeira 32 da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, mas também ocupou cadeiras nas academias:  Academia Feminina de Letras do Paraná;  Academia Eldorense de Letras de São Paulo;  Academia Anapolina de Filosofia; Ciências e Letras de Goias; Associação Gaúcha de Escritores; Asociación de Leteratura Feminina Hispánica (Uruguay); Academia do Centro Cultural Literário e Artístico da Gazeta de Felgueiras (Portugual); The International Academy of Letters of England; Instituto Cultural Portugues.


Nós montenegrinos, tivemos o prazer de ter um anjo erudito entre nós, que muito nos ensinou, muito nos mostrou, muito escreveu, que muito se envolveu, se dedicando a educação e cultura em nossa cidade. Os últimos anos voltou a morar em sua cidade natal, Taquara. Porém como muitos falam, Montenegro sempre esteve em sua memória, levava sempre Montenegro em seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário